Como harmonizar os pratos do Natal?

Chega essa época do ano e todo mundo quer saber: quais vinhos harmonizam com os pratos típicos do Natal?

Chega essa época do ano e sempre nos perguntam sobre harmonização dos pratos típicos do Natal.

“Quais os vinhos harmonizam bem com o Peru Natal?” “E com o bacalhau, qual rótulo eu escolho?” Curiosamente, os pratos mais lembrados tem alguma polêmica envolvida, o que sempre acaba criando mais dúvidas. Isso porque tanto o bacalhau como o peru se dão bem com vinhos tintos e com vinhos brancos. Sim, não tem “resposta certa”! Complicamos?

Bom, o Peru tem um carne bem tenra, que acaba ficando no limiar entre harmonizar com tinto ou com branco. Por isso, recomendamos brancos ou tintos mais delicados para acompanhá-lo. Se quiser uma opção mais fácil de resolver, uma dica é optar por algum pinot noir, especialmente do velho mundo. Se a idéia for buscar algo diferente, procure um tinto do Vale do Loire – são leves e com bastante frescor, funcionam muito bem com o prato.

No caso do bacalhau, ainda depende do preparo. O tradicional, com bastante intensidade, pede um branco mais concentrado ou um tinto um pouco mais expressivo e complexo. Um branco da alentejo ou um tinto do Dão são ótimas pedidas. Por fim, bacalhau fresco, bem mais delicado, sempre vai pedir um branco – um bom chardonnay sempre vai muito bem.

Mas claro, beber vinho não pode ser complicado! O importante é escolher o vinho e prato que te agradam e partir para celebrações – e calorias – dessa época do ano tão gostosa. Saúde!