Quanto tempo posso guardar o vinho depois de aberto?

Apesar da vontade de terminar a garrafa, às vezes não dá para tomar uma inteira, não é? Sempre fica a dúvida: quanto tempo posso guardar o que sobrou do meu vinho antes que ele oxide? Bom, a resposta para essa pergunta não é exata. Primeiro, quanto mais vinho sobrou na garrafa, mais tempo ela dura. […]

Apesar da vontade de terminar a garrafa, às vezes não dá para tomar uma inteira, não é?
Sempre fica a dúvida: quanto tempo posso guardar o que sobrou do meu vinho antes que ele oxide?

Bom, a resposta para essa pergunta não é exata. Primeiro, quanto mais vinho sobrou na garrafa, mais tempo ela dura. Isso porque quanto mais vinho sobrar na garrafa, menos oxigênio fica dentro dela, portanto a oxidação é mais lenta.

Isso também varia de vinho para vinho: rótulos com mais tanino e acidez tendem a durar um pouco mais de tempo. Mas no geral, podemos dizer que os tintos duram de 3 a 5 dias. Lembre-se de guardar o vinho com a rolha e se possível, em uma adega (se não tiver, pode ser na geladeira).

 

Algumas dicas que podem ajudar a guardar o vinho por mais alguns dias:

1) Usar uma bomba a vácuo para vinho: para quem sempre sofre com esse problema, é legal comprar esse acessório. É bem simples de usar e serve para tirar um pouco do ar que fica dentro das garrafas, ajudando a tornar a oxidação mais lenta.

 

2) Usar uma garrafinha de vidro: já sabe que não vai beber a garrafa toda? Assim que abrir o vinho tinto, faça o seguinte:

– Transfira para uma outra garrafinha de vidro com tampa de rosca de uns 300ml (algumas marcas de água tem, por exemplo);

– Encha até a boca mesmo, até escorrer uma gota e tampe.

– Pronto, é só guardar o que sobrou na adega! Como não há oxigênio na garrafinha, o vinho tinto deve durar pelo menos 1 semana a mais!

 

Agora é só aproveitar. Saúde!