Dica de viagem – Lisboa

Algumas dicas sobre Lisboa, região vinícola ainda pouco explorada como enoturismo!

Que Portugal, e especialmente Lisboa estão na moda, já se sabe há algum tempo. Para quem vive no Brasil isso fica ainda mais claro, já que basta uma conversa entre amigos que já já se descobre que algum conhecido se mudou para a “terrinha”.

Porém, Lisboa para a maioria dos brasileiros é destino turístico para um monte de atrações, mas é pouco relacionada a enoturismo diretamente. Os enófilos costumam dirigir algumas horas até regiões mais “badaladas”: o Douro, no norte, que tem paisagens belíssimas, e o Alentejo. Desta última, a viagem é ainda mais rápida, já que a cidade histórica de Évora, terra da Fundação Eugênio Almeida (do todo poderoso Pêra Manca) fica a apenas 130km de distância.

Dicas de Viagem - Lisboa
Lisboa

A Wine Enthusiast, uma das principais publicações do mundo do vinho, percebeu o potencial pouco explorado e colocou Lisboa como um dos top 10 destinos turísticos de 2019 para os apaixonados por vinho! A região de Lisboa foi pouco explorada ao longo dos anos, mas está em franca ascensão. São 9 (nove!) denominações de origem diferentes na área!

São muitas vinícolas para visitar, mas duas merecem uma atenção especial.

Dicas de Viagem em Lisboa - Quinta de São Sebastião
Vinícola Quinta de São Sebastião

A Quinta de São Sebastião fica na região conhecida como Arruda dos Vinhos, a mais ou menos 35 minutos do centro de Lisboa. A Arruda tem uma tradição milenar na produção de vinhos, mas  pouco tempo voltou a ganhar um pouco mais de fama e notoriedade no mundo do vinho. Os diversos rótulos já tiveram a qualidade reconhecida pela própria Wine Enthusiast, além de outras premiações importantes como o Concurso de Bruxelas e a CWSA (China Wine & Spirits Awards). Tanto uvas locais como a Touriga Nacional, quanto “estrangeiras” como a syrah dão ótimos resultados por lá.

 

Dicas de viagem para Lisboa - Vinícola Adega Mãe Já a Adega Mãe fica um pouquinho mais ao norte, mais ou menos a 1 hora do centro de Lisboa. Eles ficam abertos para visitação todos os dias, mas recomendam que marquem com antecedência. A sala com as barricas de carvalho é uma atração à parte!

Agora não tem mais desculpa! É só comprar as passagens e aproveitar mais esse lado de Lisboa. E enquanto a viagem não sai, você encontra os vinhos desses e de outros produtores de Lisboa nas nossas lojas na Gávea e em Niterói.

Saúde e boa viagem!

Para saber mais:
– https://www.winemag.com/top-10-wine-travel-destinations-2019/lisboa-portugal/
– https://adegamae.pt/?age-verified=f7399f95c8
– https://www.quintassebastiao.com/