Receita de Papilote de Salmão com Legumes

Viemos trazer uma harmonização para os amantes de peixes! A receita vem do site Panelinhas, de Rita Lobo, e a harmonização é com a gente mesmo! Vem conferir.

Dessa vez trouxemos uma receita de peixe, um salmão com legumes, bem saudável e diferente do grelhado que estamos acostumados a ver! Uma comida mais leve, ótima para harmonizar com vinhos brancos frescos e dar um toque especial numa refeição.

Antes da receita, vamos aos vinhos!

A dica aqui é partir para brancos, com acidez agradável. Nossa primeira dica é um chileno sem passagem por barrica de carvalho, o Ragal Reserve Chardonnay. É produzido no Vale do Colchaga. O vinho tem alguma untuosidade e nada de frutas tropicais com aromas muito fortes, colaborando assim para acompanhar o salmão muito bem!

Outra sugestão é o Klein Kloof Chenin Blanc, um dos sul africanos mais vendidos por aqui. A Chenin Blanc é uma uva branca do Vale do Loire que se deu muito bem na África do Sul, produzindo vinhos maravilhosos por lá. Esse rótulo é bem mineral e fresco.

Aqui vai a receita, retirada do site Panelinhas, de Rita Lobo – bom apetite e saúde!

Ingredientes:

  • 4 tranches (postas) de salmão sem pele (cerca de 200 g cada)
  • 4 nabos franceses
  • 2 talos de salsão
  • 1 xícara (chá) de erva-doce fatiada
  • 8 minicenouras
  • 4 colheres (sopa) de cebolinha picada
  • 2 ramos de endro (dill) picados e 4 ramos para decorar
  • caldo de 2 limões-sicilianos
  • azeite para untar

Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta).

2. Corte 4 corações grandes de papel-manteiga, sendo que a metade do coração deve medir o dobro do filé de salmão. Pincele o azeite no papel. Se preferir, faça o papilote com papel-alumínio.

3. Lave bem os vegetais com uma escova. Se preferir, descasque. Numa tábua, corte os nabos e a cenoura ao meio no sentido do comprimento. Corte o salsão na diagonal, em pedaços de 3 cm. Fatie a erva-doce fino e pique a cebolinha. Pique as folhas de endro até completar 2 colheres (sopa). Junte todos os legumes e ervas picadas, salvo os raminhos de endro, e misture bem.

4. Tempere os filés de salmão com sal e pimenta dos dois lados.

5. Divida a mistura de legumes em 4 partes iguais. No centro de uma das metades do papel-manteiga preparado (ou do papel-alumínio), coloque 1 porção de legumes. Coloque o salmão sobre os legumes e disponha um ramo de endro. Dobre a outra metade juntando as extremidades. Feche o embrulho dobrando as bordas. Antes de fechar completamente, despeje cuidadosamente o caldo de ½ limão no papilote. Repita o procedimento com o restante do salmão.

6. Transfira os papilotes para uma assadeira e leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos ou até o embrulho ficar inflado e dourado nas pontas (caso esteja usando papel-manteiga). Retire do forno e transfira para 4 pratos, para que cada pessoa abra o seu papilote. Se preferir, abra e transfira o conteúdo para os pratos.

Bom apetite e saúde!