A próxima dica é para aqueles que não decidiram o que preparar no almoço para o dia das mães! Esse risoto de camarão além de fácil de fazer, vai deixar todo mundo com água na boca só de ver!
Mas a parte que a gente mais entende é o vinho, claro! Vamos dar duas dicas:
– Trésor de Loire Sauvignon Blanc, esse branco é um dos nossos queridinhos do momento. O Vale do Loire é berço de alguns dos melhores brancos do mundo, especialmente feito à base de Sauvignon Blanc, como os Sancerre e Pouilly Fumé. Geralmente são rótulos com bastante frescor e mineralidade, perfeitos com para acompanhar um camarão com um preparo não muito pesado. Mas também um pouco salgados no bolso… Já o Trésor consegue um nível de qualidade maravilhoso com ótimo preço – item essencial para a adega!
– A segunda dica é um vinho branco de Rioja, feito com a uva Viura, o Rioja Tarón Branco. Geralmente lembramos mais dos Riojas por conta de seus tintos, mas a região também faz ótimos brancos, geralmente com a Viura como protagonista. Acidez no lugar, médio corpo, vai deixar o prato ainda mais delicioso.
Aqui vai a receita – bom apetite e saúde!

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
- 400g de camarões limpos
- 1/2 cebola
- 1/2 alho poró
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco
- raspas de 1 laranja
- 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1,5L de caldo de legumes
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
- Numa tábua, pique bem fininho a cebola e corte o alho-poró em fatias finas. Rale o gengibre ou pique bem fininho. Raspe a casca de uma laranja, sem chegar à parte branca. por fim, esprema o suco até obter 1/2 xícara (chá de suco de laranja).
- Numa panela, leve o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível.
- Enquanto o caldo aquece, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela e leve ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte a cebola picada e o alho poró. Refogue, mexendo bem, até que a cebola fique transparente.
- Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
- Adicione o vinho e misture bem, até evaporar.
- Quando o vinho secar, acrescente o suco de laranja e misture bem.
- Quando o suco secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo alto.
- Enquanto o risoto está no fogo, prepare o camarão. Numa frigideira, de preferência antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o gengibre e refogue por 4 minutos. Acrescente os camarões e refogue, mexendo com cuidado, por 2 minutos. Desligue o fogo.
- Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente. Porém, se ainda estiverem crus, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na ultima adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
- Quando o risoto estiver no ponto, transfira o camarão refogado para a panela. Junte as raspas de laranja e misture bem. Desligue o fogo, verifique o sabor e, se quiser, tempere com mais sal e pimenta. Acrescente o restante da manteiga e misture bem. Sirva imediatamente.
Bom apetite e saúde!